Antonio Jorge Birindiba

ANTONIO JORGE BIRINDIBA

 

Natural de Alcobaça extremo sul da Bahia, aos 28 de novembro de 1977.

Profissão: pescador desde os 11 anos de idade.

Atualmente foi eleito o vereador mais votado com 634 votos no município de Nova Viçosa Bahia, votos esses dos quais agradeço imensuravelmente q e me dão a cada dia mais garra e determinação para honra los, lutar e trabalhar por cada um de vocês, que me concederam tal honraria.

Todos são especiais e merecem o meu respeito.

Com muita honra estou presidente da Colônia dos pescadores desde 23 de novembro de 2015 até o momento no município de Nova Viçosa Bahia. Voluntário ativo em comunidades e projetos de recuperação de dependentes químicos.

Filho de Bernardo Birindiba Neto, profissão: Pescador e Maria da Purificação,

Birindiba, profissão: Marisqueira.

Avós paternos: Hermógenes Lemos dos Santos e Eulina Birindiba Lemos Avós maternos: Antônio Rocha Borges e Regina Braz da Rocha Borges. Casado com Andrêssa Verônica Reis Birindiba, Fisioterapeuta, natural de

Patos de Minas – Minas Gerais.

Nasci e morei na minha Cidade natal, na rua 12 de novembro, até meus 7 anos

de idade com meus pais e 6 irmãos, vivíamos uma vida simples e feliz.

Com o passar do tempo devido ao alcoolismo e agressões do meu pai para com todos, a minha amada mãe resolveu que não queria mais viver como

vivíamos.

Então eles resolveram mudar para o Distrito Barra de Caravelas na esperança

do meu pai parar com o alcoolismo em busca de uma vida melhor e feliz. Sendo que na época o meu pai prometeu parar de beber, e infelizmente isso

não aconteceu.

Com menos de um ano que estávamos morando em Barra de Caravelas, meu

pai voltou a fazer uso do álcool e decidiu voltar para Alcobaça, deixando minha

Mãe sozinha com 6 filhos para criar.

Um parente nosso o senhor Felício de Diogo, nos cedeu um barraco de t, buas

na beira da praia, onde moramos por um longo período.

Passamos muitas dificuldades, dentre elas a falta de alimentação e moradia

foram as mais graves.

Aos 9 anos de idade, voltei para Alcobaça, para morar com meu pai, que

durante esse período conheceu uma outra companheira do qual tiveram ma união estável, morando na casa dos meus pais, a casa onde nasci.

Eu sem instrução alguma pensei que seria menos dolorido morar em uma casa com teto e chão no lugar de uma barraca à beira mar.

Desde que meus pais se separaram, fomos obrigados a viver cada um p r si

na luta para sobreviver.

A partir dali sofria e chorava calado todas as noites, pois meus pais nem imaginavam a dor que nos causaram naquela época e até mesmo para eles

próprios.

Eu fui uma criança rebelde e o “bambú gemia diariamente”.

 

Em novembro de 1988, tinha completado 11 anos de idade e continuava a morar com eles.

Então meu pai e a sua companheira resolveram mudar para a cidade de Nova Viçosa, inclusive nessa época eu já pescava com meu Pai e tinha apenas 11 anos de idade.

Admito que a convivência não foi fácil morando com o meu pai e a sua companheira, até mesmo por causa da minha rebeldia e também eu não aceitava a separação dos meus pais, pois me doía ver que meus pais eram apaixonados e infelizmente o vício e influência da família do meu pai destruiu a minha família.

Com o passar dos anos a minha mãe também havia conhecido um companheiro, e então eles se mudaram para a Distrito de Helvécia- Nova Viçosa.

Nesse período voltei a morar com a minha mãe e o seu companheiro.

Mas devido as poucas condições financeiras e sem estrutura familiar, todos os irmãos desde muito novos fomos obrigados a trabalhar para ajudar o sustento da casa e até mesmo para sobreviver.

Sendo que cada um foi procurar um meio de sobrevivência, alguns até mesmo mudaram para outras cidades e estados ou seja a família foi totalmente desestruturada.

Nesse período trabalhei na fazenda do Elmo, na capina, colheita e plantio de mamão, o pagamento era sempre em vale-compras, tínhamos todos os dias um trator que nos levava para as plantações, era sempre na carreta desse trator.

Me lembro também de muitos amigos e amigas daquela época,

Entretanto eu pensava que trabalhando nas plantações ainda me faltava algo, então retornei para Barra de Caravelas em mais ou menos um ano, voltando para a pesca novamente.

Próximo aos meus 14 anos de idade meus “amigos” e outros adolescentes da época cometíamos alguns delitos.

Me recordo de um furto que participei e lembro claramente que fomos detidos e obrigados por uma Doutora Promotora de Justiça voltar a estudar como forma de pena.

Eu era apenas um garoto sem futuro e revoltava-me cada vez mais com a vida da qual levava.

Em cumprimento do pagamento da pena fui obrigado a voltar para o colégi e concluir a quinta série no Colégio Poli Valente de Caravelas.

Aos 14 anos .de idade retornei para Nova Viçosa, e o único trabalho que tinha era a pesca.

Então sempre ia para a pesca com o meu pai e outros pescadores amigos dele.

A pesca desde sempre fez parte da minha vida e era de onde tirávamos o alimento.

Residindo até o final da década de 90 em Nova Viçosa Sede.

Mudei-me para Sete Lagoas Minas Gerais, fui morar com minha irmã

Reginalda que sempre foi uma segunda mãe para mim e a minha irmã caçula. Ela nos acolheu e tentou impedir que nós não sofrêssemos o tanto quanto ela e nossos irmãos mais velhos sofreram.

 

Com tamanha generosidade e um coração cheio de amor, a minha irmã Reginalda mesmo com tantos traumas, mágoas e falta de opções do passado, nos acolheu e daí em diante a vida foi fluindo menos pesada.

Em Sete Lagoas trabalhei como: comerciário, vendedor, cobrador de ônib s, moto-taxista, office boy, disciplinaria na Fundação Municipal de Ensino Profissionalizante (FUMEP) e a vida parecia seguir.

Mas infelizmente exatamente dia 17 de novembro de 2001, sofri um acide te gravíssimo com algumas fraturas, inclusive uma fratura exposta do fêmur, ficando ainda poli traumatizado por trinta dias, em “estado vegetativo” no hospital João XXIII em Belo Horizonte.

Fato é que desde a minha pré-adolescência eu fazia uso e abuso compulsivamente do álcool e outras drogas, passei de usuário, a um ser humano usado pelo álcool e outras drogas.

Nessa época já usava contra minha própria vontade, “usava apenas para 111e manter com os olhos abertos”, não suportando mais a dor, e me sentindo completamente destruído, pequeno, sem moral, sem crédito e sem o olhar dos meus semelhantes, diante de tudo que já tinha passado desde a infância eu me sentia um fracassado e falido em todas às áreas da minha vida.

E totalmente dominado pelo vício.

Vivia causando transtornos e mágoas aos meus familiares.

Foi então que decidi pedir ajuda a minha família, que me apoiaram em tudo.

A minha irmã mais velha Maria D’Ajuda conseguiu para mim tratamento natural de desintoxicação, na Comunidade Terapêutica Fazenda do Senhor Jesus em Patrocínio Minas Gerais, onde foi feita a minha inscrição em 07/07/2004, por um período de 9 meses.

Foi uma decisão muito difícil e ao mesmo tempo necessário, pois eu estava perdendo a minha vida para as drogas.

Durante esses 09 meses de desintoxicação e limpeza espiritual a cada dia que se passava eu sabia que Deus estava sempre comigo e eu buscava o meu lugar ao sol.

Confesso que foi um período muito difícil, porém necessário e de grande aprendizado.

Hoje agradeço a Deus, minha Mãe e a minha família por esse gesto de amor que tiveram comigo.

No entanto passei por uma formação como Técnico e Dirigente de Comunidades Terapêuticas em fevereiro 2005, na Federação Brasileira das Comunidades Terapêuticas FEBRACT e recebi apenas uma Declaração, pois não havia concluído o ensino fundamental antigo 5º ao 8º ano.

Ainda em 2005 fiz o exame do ENCCEJA e concluí o ensino fundamental. Trabalhei voluntariamente, como Coordenador em uma Comunidade Terapêutica em Patrocínio Minas Gerais da qual conheci a minha digníssima esposa em 05 de setembro 2005.

Nos apaixonamos e por lá mesmo fizemos nossa união estável no dia 07

de junho de 2006 “na época os pais da minha esposa não queriam que ela se relacionasse comigo, devido ao meu passado.

E hoje entendo perfeitamente tal decisão deles. Pois eles queriam apenas proteger a filha.

Mas o nosso amor foi tão grande que enfrentamos tudo e todas as barreiras, foi amor à primeira vista.

 

Não demorou muito e logo estávamos morando juntos, mesmo contra a vontade dos pais dela”.

No dia 14 de maio 2007 nasceu em Patrocínio, a nossa Primogênita: Maria Júlia Birindiba Reis, no hospital Med Center.

Ainda em Patrocínio trabalhei como: servente de pedreiro, bóia fria na colheita de café, entregador, fiscal de campo,

chapa-carga e descarga de caminhões, além de realizar vários trabalhos voluntários lá voltados para a recuperação de dependentes químicos. Ainda em 2008 mudamos para Patos de Minas, onde trabalhei na empresa do meu sogro como ajudante de mecânico de máquinas pesadas e tratores agrícolas. No dia 7 de agosto nos casamos no cívil em Patos de Minas.

Acredito que a partir de então os meus sogros presenciaram o nosso amor e me aceitaram mesmo que contra a vontade deles.

Trabalhei como corretor de imóveis ainda em Patos de Minas, logo em seguida adquirimos a nossa primeira casa própria.

No dia 14 de Setembro 2009 nasceu nosso segundo filho João Antônio Reis Birindiba em Patos de Minas, no hospital Imaculada Conceição, mais um presente de Deus em nossas vidas, do qual é uma criança portadora de necessidades especiais.

Quando meu filho completou 3 anos de idade, descobrimos tardiamente que o mesmo é portador do “autismo” ou Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado como uma síndrome comportamental que compromete o desenvolvimento ao longo da vida.

As principais alterações identificadas são o déficit nas áreas de comunicação e socialização, padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades.

Com o correto tratamento, a pessoa autista pode ter uma vida normal, dependendo do nível de gravidade do distúrbio.

Isso significa que não dá para “virar autista” ou “estar autista”, simplesmente porque o autismo nasce e permanece com a pessoa. É uma condição com a qual ela terá de lidar por toda a vida.

Ele é a nossa direção e aprendizado a cada dia na luta contra preconceitos. No dia 17 de agosto 201 O meu amado pai veio a óbito em Nova Viçosa.

Foi uma notícia muito triste e viajei para Alcobaça o funeral.

Durante o percurso passou um filme em meio aos meus pensamentos e sentimentos relembrando a passagem do meu pai pela terra e a nossa ligação com o mar, a pescaria e a natureza.

Após o sepultamento, retornei para Patos de Minas.

Com o passar do tempo, decidi voltar para minha amada Bahia, mesmo contril a vontade da minha esposa na época.

Voltei às minhas origens para voltar a exercer minha profissão que herdei do meu pai com muito orgulho, foi uma forma de me reconectar com o passado triste e de certa forma cicatrizar as feridas do passado.

Iniciamos aqui um trabalho de recuperação de dependentes químicos, com reuniões de autoajuda e também encaminhando e levando meus conterrênio para tratamentos em comunidade terapêuticas aqui na região e também em outros Estados.

Em 2013 ajudamos a constituir, e fui o primeiro Presidente da Associação Mãe dos Moradores da Reserva Extrativista de Cassurubá

 

 

Em 2015 concorremos às eleições da Colônia dos Pescadores Z-29 de Nova Viçosa, sendo eleito com 127, contra 11 votos, assumimos no dia 23 de novembro de 2015 a Diretoria que mais avançou na representatividade e conquistas para o setor pesqueiro no Município, executando na ordem de mais de 20 projetos em benefícios a Comunidade Pesqueira.

Foram oferecidos 6 cursos da marinha do Brasil e 186 pescadores habilitados. No ano de 2016 fiz o ENEM para conclusão do ensino médio, eliminei algumas matérias, e em 2017 concluí o ensino médio eliminando às matérias pendentes através do ENCCEJA. Voltamos a realizar a tradicional Procissão de barcos com premiações no dia de São Pedro.

Doamos dezenas de isopores para as embarcações e Ribeirinhos.

No dia 17 de abril de 2017 celebramos nosso Matrimônio, na Capela São Pedro, sob a Benção do Padre Vanderlei, aqui em Nova Viçosa.

Conseguimos e doamos 140 rádios VHF para embarcações, instalamos duas estações de rádios de comunicação na Sede da Colônia dos Pescadores Z-29, substituímos mais de 40 mil metros de redes de Pesca.

Aproximadamente 100 jovens fizeram os cursos de informática com a educação ambiental como ferramentas de inclusão, outros quase 100 jovens também fizeram o curso de educação ambiental.

Construímos o estaleiro escola, a maior parte do recurso fora angariado pela Diretoria anterior a nossa, já iniciamos com cursos de carpintaria naval, mecânico marítimo e torneiro mecânico, paralisado em virtude da COVID-19. Na tragédia do derramamento de petróleo na costa do Nordeste, fomos atuantes em parceria com a Resex Cassurubá, SEMA- Nova Viçosa e outras colônias, associações, ONGs e outros.

Conseguimos um curso profissionalizante de mecânica marítima do Senai, sendo que 13 jovens participaram durante quase 2 meses.

Compramos um prédio, demolimos partes e reformamos, temos no referido prédio uma unidade de beneficiamento de pescados e instalamos uma fábr ca de gelo com capacidade de produção 24Ton-dia com estação de tratamento de água, ainda não estamos operando por falhas do fabricante do equipamento. Instalamos quatro estações de capitação de água potável, com bombeame to movido a energia solar para às Ilhas de Barra Velha 1,2, Comunidade do sul, e barrinha, beneficiando assim dezenas de famílias e escola.

Participamos diretamente das articulações para o balizamento do canal do largo. Fizemos uma pequena reforma na Colônia dos Pescadores Z-29.

O reconhecimento já veio em 2018, nas eleições, quando conseguimos 987 votos de Confiança para os deputados da pesca, aqui no Município.

Em 2020 em Assembleia com os Associados da Colônia dos Pescadores Z-29, colocamos meu nome em apreciação, para uma possível pré candidatura a uma cadeira na Assembleia Legislativa do Município, quando na ocasião fo aprovado pôr unanimidade concorremos às eleições no dia 15 de novembro de 2020 e saímos vencedores, com o apoio dos Amigos-Pescadores, Amigos Diretores, Amiga Marisqueiras, Amigos e Amigas-Ribeirinhos, Irmãos em Cristo da minha Igreja Católica e de outras Igrejas e Denominações, Moradores Nativos e Moradores Imigrantes, Comerciantes, Trabalhadores Rurais e tantos outros profissionais, como da Educação, Saúde, meu Padrinho de casame to em Memória Doutor Silvio Geraldo da Anunciação, e Família entre nós.

No ano 2017, recebi uma benção especial, quando fui coroado com a Investidura, do inigualável Ministério da Sagrada Comunhão Eucarística.

Conselhos dos quais sou Membro: Reserva Extrativista de Cassurubá, Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, APA Ponta da Baleia/Abrolhos e GT das espécies ameaçadas de extinção, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente. Gratidão as várias lideranças da nossa Cidade, Região e de todo Estado bem como de outros Estados da Federação, ao meu amigo Irmão Companheiro Raimundo Costa Deputado Federal da Pesca e Presidente da FEPESBA, ao nosso colaborador

Irmão e Amigo lldeu Linhares Presidente da Controler Consultoria Empresarial. Ao amigo Carlos Robson Deputado Estadual, sua esposa Excelentíssima Prefeita Luciana Machado por nos acolher como parceiro em vosso grupo político, ao Irmão e amigo Dr. Josafá Marinho Deputado Estadual e, de maneira especial nossos agradecimentos a tantos outros apoiadores que abraçaram a causa da Pesca, que é a maior categoria de Trabalhadores do nosso

Município. No dia 28 de março 2021 confirmamos nossa liderança à frente da Comunidade Pesqueira e fui reeleito para presidir a Colônia dos Pescadores Z- 29 para o quadriênio 2021/2025.

Tivemos início ao trabalho de recuperação para dependentes químicos através de reuniões em maio 2021.

Para confirmar o grande amor e presença de Deus na minha vida, no último dia 7 de maio 2021, nasceu a nossa caçulinha Ana Laura Birindiba Reis, no hospital São Paulo em Teixeira de Freitas, mais um fruto do nosso amor e da presença do Senhor em nossa família.

Apenas um sonho: Constituirmos um CT onde possamos salvar vidas

“Graça e Paz da parte de Deus Pai, que o Amor de Cristo Jesus esteja sempre presente em nossos corações.

Minha gratidão a minha eterna e saudosa avó Mãegina, a minha Mãezinha Maria da Purificação por todas orações em meu favor.

Em memória ao meu pai.

Minha gratidão a Minha querida e amada esposa Andrêssa, meus queridos filhos, irmãos, companheiros de lutas e Amigos.

” Seja você o comandante da sua própria embarcação/vida, navegue para águas profundas, não temas, a sua hora vai chegar.

Minha eterna gratidão a todos que fizeram e fazem parte da minha vida.

 

UNIÃO, TRABALHO E PROGRESSO!!

 

Número 22999
Nome Antõnio Jorge Birindiba
Nome na urna Jorge da Colônia
Número do partido 22
Partido PL
Ocupação Pescador
Cor declarada Parda
Estado civil Casado(a)
Sexo Masculino
Data de nascimento 28/11/1977
Nascido(a) em Alcobaça/ba
Situação da candidatura Apto e Deferido

Fale com o Vereador:

Email: ver_jorgebirindiba@camaranovavicosa.ba.gov.br


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *